Inicio

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O TEMPO NÃO PERMITE VOLTAS

Os melhores momentos de nossa vida parecem se passar de repente: a formatura, a chegada de um ente querido, aquela festa na casa do vizinho, aquele encontro entre amigos, aquele grande amor. Ah como é bom relembrar. Como é saudável a vontade de repetir. As etapas de nossa vida estão inseridas numa grande circunferência regida pelo tempo, que não permite voltas. O que fazemos ou deixamos de fazer fica registrado na história, na linha do tempo. O olhar que flechamos, o mendigo que ignoramos, o beijo que não beijamos, o livro que fechamos, o abraço que não abraçamos, a coragem perdida, aquela voz que não falou, o silêncio que condenou.

O tempo não permite voltas! Por isso, como dizia Shaskespeare, “plante seu jardim, antes de esperar que alguém lhe traga flores.” O que nos cabe é aproveitar e explorar ao máximo a essência da vida: viver, viver com amor,muito amor. E se pudermos, nessa essência, lançar uma mão amiga ou então um sorriso ao próximo, melhor ainda. Às vezes somos tão insensíveis que não percebemos o escuro que nos ronda. Aquele amigo tão próximo, mas tão distante, que na verdade só precisa de nossa verdadeira atenção.

Quando olhamos para trás nos damos conta do quanto nos foi difícil chegar onde estamos. Enxergamos uma infinita escada inclinada ao máximo, colocada ali por alguém que tinha a certeza de que seríamos capazes de prosseguir por ela até o fim, apesar de todas as dificuldades que encontraríamos a cada degrau. E prosseguimos. Aqui estamos. Ainda falta muito. Talvez pouco. Mas com certeza ainda tem degrau para ser tocado.

"O tempo não permite voltas! Por isso, como dizia Shaskespeare, 'plante seu jardim, antes de esperar que alguém lhe traga flores.' O que nos cabe é aproveitar e explorar ao máximo a essência da vida: viver, viver com amor, muito amor."

O segredo para chegar onde chegamos é a sabedoria e, antes de tudo, acreditar em si mesmo e no outro, além de fazer as coisas com muito amor. Sendo assim, as etapas de nossa vida podem ocorrer com menos falhas e com mais acertos.

Acreditar num mundo melhor não é utopia quando fazemos nossa parte. Fazer bem ao próximo, olhar para quem não é visto, escutar a quem não é escutado. A idéia de ficar parado no tempo e não aprender com a própria história, não pode existir. Ela é vaga. Então procuremos aprender nesse novo ano que já começou que o amor é o verdadeiro sentido da vida. Com ele não há condenação, mas sim o perdão. Não se permita repetir a mesma história. Deixe-a apenas como lembrança, saudável lembrança. Porque na verdade você já sabe o final. Não se condene a deixar que a certeza do futuro estrague o seu presente ou abale a lembrança do seu passado. Viva. Corra atrás de quem você ama. Valorize a pessoa que existe em você e a seus amigos. Deixe seu coração falar, quando perceber que razão foge da ética do amor. Não deixe quem ou o que você ama fugir. Lembre-se: o tempo não permite voltas.

Um comentário: